Ondas de calor no Brasil

O que são ondas de calor e como elas se formam?

Aumento das temperaturas está relacionado à umidade; Brasil já enfrenta terceira onda de calor apenas neste ano

Nesta semana, uma nova onda de calor tomou conta do Brasil e deve se intensificar em parte do país ainda nos próximos dias. Conforme o Inmet, nesta sexta-feira (15), 24 estados e o Distrito Federal estão em alerta para algum tipo de perigo envolvendo a onda de calor ou chuvas intensas. Só em 2024, essa já é a terceira onda de calor registrada no país.

Mas afinal, o que são as ondas de calor e como elas se formam?

 

A porta-voz da Climatempo, Maria Clara Sassaki, explica que uma onda de calor acontece quando a temperatura fica pelo menos cinco graus acima da média, por mais de cinco dias seguidos.

Sassaki explica que a temperatura está relacionada com a umidade: “quando o ar está úmido, a temperatura fica mais baixa, e quando o ar está seco, o calor aumenta.”

Ou seja, a onda de calor é consequência de uma massa de ar seco que é proveniente de bloqueios atmosféricos, mais comuns nos meses de inverno, mas que também podem acontecer no verão.

“Um bloqueio atmosférico é uma circulação de ventos no alto da atmosfera, que impede o avanço de frentes frias do Sul para o Sudeste. Como as frentes frias transportam umidade, durante um período de bloqueio, essa umidade não chega no continente e, por isso, o ar seco ganha força e o calor aumenta”, explica a Sassaki.

Esse forte centro de alta pressão atmosférica que está sobre o Sul do Brasil nesta semana vai se mover gradualmente rumo ao Sudeste, estendendo a onda de calor até o fim do verão, no dia 20 de março.

Regiões serão afetadas pela onda de calor até o dia 20 de março / Reprodução/Climatempo

O fenômeno El Niño tem impacto nessa onda?

Maria Clara ainda aponta que a “culpa” não é só do El Niño, fenômeno que está presente desde a metade de 2023 e aquece as temperaturas da superfície dos oceanos no Pacífico oriental e central.

“O El Niño potencializa os eventos severos, como as ondas de calor, porque deixa a atmosfera mais quente que o normal, mas também temos as mudanças climáticas que contribuem bastante para as alterações de padrão”, relata.

Até o ano de 2022, o fenômeno climático oposto que atuava. Conhecido como La Niña, ele é capaz de deixar a atmosfera mais resfriada, potencializando as ondas de frio.

Com qual frequência as ondas de calor acontecem?

Sassaki também comenta que as ondas de calor têm acontecido com maior frequência nos últimos anos.

“A gente tem observado que dos últimos anos pra cá, essas ondas de calor elas tem acontecido com mais frequência e com temperaturas muito mais elevadas do que há 10, 20 anos. Tanto que os recordes históricos de temperatura, aconteceram na primavera do ano passado, que a gente teve diversas capitais com as maiores temperaturas já registradas“.

A porta-voz da Climatempo ainda reforça que normalmente as ondas de calor são esperadas em outras duas estações do ano.

“No inverno e na primavera, principalmente na primavera, esse núcleo de ar mais seco, ele fica posicionado no Centro-Oeste do Brasil e é nesse momento que temos mais incidência de temperaturas mais elevadas e picos de temperatura”, menciona.

“Se a gente pegar a média climatológica, será possível ver que a média da primavera é mais alta do que a média do verão. Isso porque no verão, a gente tem fluxo de umidade, a gente tem as frentes frias passando livremente, os bloqueios acontecem com menor frequência nos meses de verão”, relata.

Por mais que a quantidade de radiação solar seja maior no verão, Maria Clara explica que a umidade presente na estação ajuda a controlar a temperatura. No entanto, quando o ar está mais seco, a onda de calor se intensifica. “Quando as temperaturas passam dos 40º graus, isso não é normal para essa época do ano”, finaliza.

 

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *